Veia Brega

De acordo com meu chefe, um americano quarentão cheio de teses (interessantíssimas) sobre as questões do mundo, todos nós temos o que ele chama de “veia brega musical”.

É algo como uma simpatia que nutrimos por músicas ou artistas que não condizem com os estilos musicais que seguimos com mais freqüência. Uma recaída. Uma fraqueza perante a necessidade besta de sempre se mostrar musicalmente culto ou atualizado.


Rouge, as Spice Girls do Jabaquara.


Meu chefe é um baterista/surfista loirão, da voz imposta com forte sotaque carioca, apesar da nacionalidade gringa. É fã de bandas de todas as épocas, eras e tempos. Sabe por nome todas aquelas músicas que a gente só reconhece depois de ouvir o refrão. Recentemente, foi ao show do AC/DC. Já deu aulas de percussão para o fulaninho do Tijuana. Pronto, pagou um pau? Pois é, então se prepara. Nos momentos “ninguém tá vendo”, ele aumenta o som e delicia-se ouvindo Shania Twain. Canta junto e tudo. Essa é a veia brega de que ele fala.


Shania Twain e seu bom gosto para figurinos.


Baseando-me nessa teoria, resolvi explorar minha cabecinha oficiosa e ver quem são os responsáveis pela minha veia brega. Atenção! Eu não recomendo esse processo para pessoas fracas. Você pode acabar percebendo que sua veia brega é maior do que a veia “aceitável” e o efeito é desastroso.

Lá vai minha lista:



Backstreet Boys

Ok, ok, meninas. Prevejo sangue e morte nos comentários só por colocar os Backstreet Boys na minha lista de breguices. Porém vamos atentar aos fatos: 1) eles já não são do mainstream musical há tempos. 2) O grupo ainda faz musiquinha mela-cueca, nem adianta vir falar que eles são “super cool”. 3) Backstreet BOYS? Aham, Claudia.

Apesar disso tudo, fato é que gosto do som deles, admiro o fato de cantarem e dançarem sem desafinar e reconheço que não é fácil ser boyband depois dos anos 90. Pra quem tiver curiosidade de ver do quê que eu to falando, clique aqui.


Backstreet Boys depois do churrascão na casa do Justin.


Ricky Martin

Parou de rir? Ok, continuemos com o texto. O menudinho serelepe cresceu, se tornou uma das figuras latinas mais celebradas no planeta, ganhou Grammys, tomou a MTV e gravou com artistas de importância inquestionável como Pavarotti, Madonna, Elton John e outros inúmeros. Legal, né? Mas por outro lado, ele é também muito rebolativo, muito “latin lover”, o que gera uma imagem instantânea de artista com talento mediano. Vamos além do bonitão que vive “La vida loca”. Clique aqui.

a única diferença da época do Menudo pra hoje é a barba, Ricky Martin.


Trilhas Sonoras de Musicais

“Don’t Cry For Me Argentina” é muito mais emocionante quando vemos Evita. “Summer Night” é empolgante com a coreografia precisa do Travolta e a voz doce de Olivia, em Grease – Nos Tempos da Brilhantina. As mulheres em “O Tango da Lamúria”, de Chicago, são de deixar qualquer um boquiaberto, mesmo os que não gostam de musicais. Deus abençoe a fotografia de Moulin Rouge e a edição de Hairspray. Mas a imagem é exatamente metade de tudo que é apaixonante em musicais. A outra metade, obviamente, fica por conta das canções.

Meu fone de ouvido já cansou de escutar as músicas de todos esses e mais alguns. Eu ainda não cansei e dificilmente irei. Minha recomendação pra você, querido leitor, é essa aqui.

Catherine Zeta-Jones canta e dança em Chicago. Uma puta performer.


One Hit Wonders

Artistas de um único sucesso são inesquecíveis. Ou melhor, o sucesso é inesquecível, já que eles caem no esquecimento logo depois de ascenderem. Mas isso é assunto pra outra postagem.

Quem nunca se pegou batendo o pezinho ao som de “That Thing You Do”, do The Wonders? Ou com “Unbelievable”, do EMF, mesmo que o refrão tenha apenas uma palavra. Mais recentemente, tivemos “The Reason”, canção do Hoobastank para jovens cornos. Há também a gama de artistas de “um hit e meio”, que lançam um baita sucesso e depois alguns menores até caírem no limbo dos artistas de "temporada no Canecão" ou reality shows. Mesmo assim, o tal do único sucesso mora em nossos corações e tocadores de MP3 pra sempre. Essa aqui, por exemplo, me acompanha desde sempre.

Link

MC Hammer, o gatinho sensual de "Can't Touch This".


Deixe um comentário com suas influências paralelas, também. Vamos compartilhar. Ou você vai permitir que eu fique sozinho aqui, expondo minhas breguices?

1 comentários:

O Ricky Martin é considerado um dos homens mais elegantes do mundo, tanto que já foi garoto-propaganda de grandes estilistas mundiais. Hoje é considerado um dos mais bonitos e educados entre todas as celebridades. Ricky é, antes de tudo, um cara simples, preocupado com o futuro das crianças e, um guerreiro, pois sofreu muito preconceito por ser portorriquenho. Ou seja: um homem vitorioso em tudo o que faz, pois tem uma estrela imensa sobre ele.